Pesquisar este blog

domingo, 6 de agosto de 2017

Analisando Gantz

Apesar do mangá ser 2000, apenas esse ano resolvi lê-lo, após assistir a animação em CGI Gantz: 0.
A analisa irá começar sem spoilers, mas depois de um certo ponto terei que dar spoilers, mas não se preocupem, terá um alerta de aviso antes dos spoilers começarem para evitar que aqueles que ainda não tenham lido Gantz não se frustrem. Então vamos começar com a analise sem spoilers.

Não é uma obra para crianças: O Mangá de Hiroiya Oku é do gênero ficção científica e de classificação Seinnen, ou seja, não é para crianças. Porém o que torna Gantz uma obra para um público mais adulto, não são suas cenas de nudez ou as mortes nem um pouco singelas. Gantz tem toda uma filosofia de fim do mundo onde a qualquer momento podemos ser atacados por forças de outros mundos, sem contar toda parte que coloca em questão a complexidade de entender os laços que os humanos tem uns com os outros e até questionamentos sobre a existência de Deus.

O traço é impecável: Gantz tem como um de seus pontos fortes o traço de seu autor. Ele detalha muito bem as expressões dos personagens, o corpo como altura e outras características físicas, o cenário e sem dúvidas, as cenas de mortes são assustadores de tão detalhadas.


Porém vamos falar da história: A ideia de Gantz parece simples, mas não é. Imaginem que, após a morte, algumas pessoas não tem seu descanso eterno e acabam indo parar em um quarto de Hotel com uma esfera negra bem no meio deste quarto, que os alerta que eles agora participarão de um jogo, onde eles terão de matar um alvo específico dentro de um determinado tempo. Aqueles que voltam vivos dessa missão recebem pontos que, ao juntarem 100 pontos podem escolher uma das seguintes alternativas
1 - Dar um upgrade em suas armas para a próxima missão
2 - Ressuscitar alguém que esteja no banco de dados da esfera (como alguém que morreu em missão)
3 - Voltar a sua vida normal e esquecer de tudo que aconteceu.
Porém, com o desenrolar da trama, vemos que a história não é tão simples assim, já que Oku se inspirou em filmes dos anos 90 como Matrix, então vocês já podem imaginar a complexidade da história de Gantz.

No site do MyAnimeList, o mangá de Gantz está na posição número #431, mas isso não é ruim, já que nesse site listam todos os mangás existentes no mundo. Gantz tem como nota 8.24, que é considerado muito bom, sendo votado por mais de 50 mil pessoas ao redor do mundo e é o #15 mangá mais popular do site.

Para quem ainda não viu nada da obra, recomendo verem o anime pelo menos e se gostarem leiam o mangá, já que o anime não possui final.

Agora vamos as análises com spoilers

Muitas coisas em Gantz me deixaram um poucos frustrado. Uma delas foram os tais vampiros que são criados com o intuito de caçar os membros da Gantz. Porém o que me incomodou foi que, com a mesma velocidade que surgiram na história, eles sumiram, sem um desfecho digno para antagonistas tão poderosos e de certa forma, importantes para a história em seu arco.

Outra coisa que me frustrou muito foi quando o irmão de Kei Kurono, entra para o grupo de vampiros, deixando o leitor intrigando, se os irmãos iriam lutar até um deles morrer. Porém, o que vemos é algo lamentável, com o irmão de Kurono sendo morto pelos próprios vampiros, sendo pego traindo a organização e ligando para Kei Kurono alertando que ele estava sendo caçado. Algo muito rápido que poderia ter sido usufruído de forma melhor por Oka.

Os alienígenas que eles enfrentam no ultimo arco também me deixaram desapontado, mas isso é algo bem particular, já que acho a ideia de lutar contra gigantes algo horrível.
Mas tirando esses 3 pontos que me incomodaram, eu mesmo não posso reclamar de Gantz, é uma obra que me prendeu a cada volume que li, sempre me deixando preso a história e ansioso para ler o próximo o mais rápido possível. 

A história cria climas tensos, e você nunca sabe quem será o próximo a morrer na próxima missão, já que em Gantz, o termo protagonista não impede nada do personagem morrer algumas vezes.
De qualquer forma, gostei muito de Gantz, no site do MyAnimeList minha nota foi 8 para a obra, tirando esses pequenos pontos que me incomodaram, o restante me agradou muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário